quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A Saúde Publica realmente existe???


Sabe aquelas coisas que você vê na TV e tenta não acreditar que existe e que a TV da certa ênfase para vender a matéria e promover-se diante da desgraça dos outros.

Pois é, ontem senti aquilo que via na TV na própria pele.

Devido a um mau jeito na coluna por um esforço que havia feito, me locomovi até ao PS da cidade de Barretos. Chegando lá pelas 12h05min conseguindo sair apenas às 17h35min, ou seja, exatas 05h30min.

Ao contrario de muitos, eu poderia culpar os médicos, ou enfermeiros, ou atendentes e ou até mesmo os políticos, que neste caso seriam os principais responsáveis pelo “CAOS” da Saúde em nosso país há anos. Mas não é isso que farei, pois já sabemos que estamos longe de melhorias reais (aquelas que podemos sentir apenas ao chegar ao ambiente). O que realmente quero criticar são as pessoas, isso mesmo, os próprios pacientes, pacientes que lhes falta paciência e senso (desconfiometro), pois acredito que se todos tivessem esse aparelhinho as consultas seriam mais rápidas e os problemas de atendimento para este tipo de urgência e emergência seriam com certeza mais rápido. Os P.S. são para estes tipos de atendimento, não são consultórios, os médicos não têm os históricos dos pacientes.

Confesso que me envergonhei ontem por ter imaginado que o problema era apenas dos políticos, pensei assim até chegar próximo de minha fez de ser atendido e ver o que se passava. Vi pessoas destrinchando exames em cima de exames na mesa do medico, querendo consulta e etc e tal.

Muita gente não tem senso de desconfiança (desconfiometro), acham que é uma obrigação do medico fazer uma consulta ali e do lado de fora uma fila imensa de gente passando mal, sentindo dores entre outras coisas e a infeliz tomando um tempo precioso do Dr(a).

Se quisermos chegar a um lugar melhor teremos que começar a mudar nossa forma de pensar. Temos de comprar um desconfiometro e utilizar ele sempre...nada de apenas ligar quando nos convêm, temos de deixar ligado sempre.

Se começarmos a mudar a nós mesmos, começaremos a mudar o mundo ai sim partiremos para os próximos obstáculos.

“Pensem um pouco, reflitam o dia-dia, tome decisões cientes, seja melhor hoje do que foi ontem, leia um livro, assista um filme, adquira cultura, leia revistas e jornais, acesse internet, seja um cidadão”

Nenhum comentário:

Postar um comentário